Make your own free website on Tripod.com
                Origem                 


    Em seu país de origem, a Suíça, a raça São Bernardo deu inicio por volta do século XVII. Na Suíça, seu nome varia entre Bernhardinu, Sennenhund, St. Bernhardshund ou Saint-Bernard. Dizem que a raça originou-se do cruzamento do mastim do Tibet com o molosso ( uma raça parecida com o fila ). O cão São Bernardo, considerado original, ou seja, aquele que deu inicio a raça, é o de variedade pelo curto, onde mostrava bem a musculatura do animal.
    Acredita-se que o monge Bernardo de Méton foi quem originou realmente a raça. Nos alpes Suíços, em meados dos séculos X, a hospedaria São Bernardo, tinha como finalidade socorrer pessoas que eram soterradas pela neve ou tormentas, muito comum no local. Como o frio era muito intenso e o perigo dos monges serem soterrados era grande também, eles decidiram recorrer a ajuda do cão para socorrer as pessoas soterradas. O São Bernardo, foi tido como o cão mais apropriado, para esse tipo de trabalho, pois resistia muito bem ao frio, e era possuidor de um excelente faro. Com essas caracteristicas os cão saia da hospedaria, equipado com  um barriu pendurado no pescoço contendo conhaque. Com isso, o conhaque mantia a pessoa aquecida até a chegada dos monges e o pelo do São Bernardo, serviria como uma espécie de cobertor.
    Naquela época, na Suíça, a variedade de pelo longo não era tão usada quanto a variedade de pelo curto pois, os cães de pelo longo morriam com mais facilidade, devido a neve se colocar entre os pelos, congelando, assim o animal, dificultando também, sua movimentação.
 

[ Pagina Inicial / Padrao Oficial da Raça São Bernardo / Cuidados Especiais / Quem Sou / Meus Cachorros / Links / Origem / ...Amigos...? ]
 
 
 
 

Mais Informações, dicas, criticas, opiniões,

Kempinski@Hotmail.com